Processo de Avaliação

Os artigos submetidos à Revista Científica FADESA passam por uma seleção inicial realizada pelo Editor-chefe antes do processo de revisão a cega por pares. Essa seleção prévia leva em conta a aderência ao escopo da Revista, bem como a adequação às normas, a originalidade e o impacto da contribuição científica, a qualidade gráfica do material, a qualidade do texto e a pertinência e atualização da literatura citada.


Os artigos selecionados na etapa inicial seguem para o processo de avaliação:

• Serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas (referees) externos, selecionados com base em sua especialidade e/ou afinidade com o conteúdo temático dos trabalhos em análise.

• Os pareceristas devem revelar ao (s) editor (es) quaisquer conflitos de interesse que possa influenciar suas opiniões sobre o trabalho e devem declarar-se não qualificados para revisar originais específicos, caso considerem apropriado.

• Aos pareceristas reserva-se o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo, apresentar sugestões para reformulação, bem como, o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as alterações propostas não afetem o conteúdo essencial do trabalho.

• Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

• Aos pareceristas é dado um prazo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo para revisão, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do conselho editorial, desde que a extensão do prazo não resulte em atrasos na composição e publicação da revista.

• Os pareceristas deverão elaborar parecer referente à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

• Após receber os pareceres dos revisores, o Editor-chefe terá a autonomia para arbitrar sobre as avaliações e tomar a decisão final, determinando se o trabalho será aceito para publicação (com as correções necessárias, se houver) ou rejeitado.